Início » Como chegar em Machu Picchu no Peru

Como chegar em Machu Picchu no Peru

por Natália Santiago

O que você precisa saber para chegar em Machu Pichu. Digamos que vou te falar o que eu sei sobre ir pra Machu Picchu, e ai você decide qual a melhor opção. Fechado ?

Machu Picchu não é numa cidade grande como o Rio de Janeiro, então é necessário um deslocamento apenas para conhecer essa maravilha do mundo moderno. A cidade “grande” para se basear é Cusco. Nela digamos que dê pra ficar alguns dias, até pra se acostumar com a altitude também. Aqui nesse post eu falo sobre o que fazer em Cusco.

Chegando em Águas Calientes

Então teremos Cusco como base para conhecer Machu Picchu.

De Lima até Cusco

O seu vôo do Brasil pode ser direto pra cusco (com escala em Lima) ou então pra Lima. Esse último foi o que fiz. Comprei o vôo Lima – Cusco separado. Senão me engano são umas 2h de avião. Também é possível ir de ônibus, até que os ônibus no Peru são bem confortáveis, mas mesmo assim não indico não. Melhor pagar um pouco a mais e ir de avião.

Tenho que comentar sobre a altitude. Indo de avião seu corpo vai sentir imediatamente a diferença de altitude. Beba bastante água no vôo e assim que chegar. Quando chegamos de ônibus o corpo vai se adaptando aos poucos, mas mesmo assim ainda é pesado.

Pronto chegamos em Cusco e agora até Machu Picchu.

Trem no meio do caminho até Águas Calientes

De Cusco até Aguas Calientes

Águas Calientes é a cidade pequena próxima de Machu Picchu. Ela foi criada para receber os turistas que vao à Machu Picchu. Centenas de turistas todos os dias. Pra chegar até ela, podemos ir de trem ou de van.

Dependendo o meio de transporte indico dormir em Águas Calientes uma noite pelo menos. A viagem pode ser cansativa sabe ? E não vá esperando uma cidade com restaurantes e hotéis. Infelizmente Águas Calientes ainda não tem a infra-estrutura necessária. Mas tem hotéis, hostels e alguns restaurantes. E um mercado municipal também, onde é possível encontrar comidas mais frescas.

De trem

Saindo de Cusco e indo de trem para Águas Calientes é o jeito mais rápido, e menos cansativo. Mas também é o jeito mais caro. Lembro na época (2019) estar entre 80 a 100 dólares ida e volta, e vi no site do Peru Rail e continua a mesma faixa, os tickets mais baratos. Só fazer sua simulação de Cusco para Machu Picchu.

Também é possível “quebrar” o trecho Cusco para Machu Picchu em dois. Ir de van de Cusco para Ollantaytambo, e pegar o trem de Ollantaytambo para Machu Picchu. Às vezes tem algumas promoções nesse trecho e aí consegue baratear o trajeto.

Indo de trem de Cusco é possível ir e voltar no mesmo dia. Pegar um trem cedinho e voltar no final da tarde. A viagem dura entre 3 a 4h. Eu acho cansativo, e indico ir em um dia, dormir em Águas Calientes, ir em Machu Picchu de manhã cedo e voltar no final da tarde :).

De van e caminhada

Esse foi o meio que eu escolhi por ser o mais acessível financeiramente. Mas não é nem de longe o mais agradável. É bem cansativo. Mas se você estiver com a grana curta que nem eu estava, é uma boa opção para não deixar de conhecer Machu Picchu.

A van te leva de Cusco até a Hidrelétrica num percurso de 7 horas por vias bem sinuosas. E não precisa se preocupar em relação a altitude, Águas Calientes é mais baixo do que Cusco 🙂

Aí quando chega na Hidrelétrica, é um ponto de encontro de todas as vans. Tem também alguns restaurantes, então comida não falta. Aí depois da hidrelétrica tem um percurso caminhando por 2 horas e meia. O caminho é bem tranquilo, plano e passa por paisagens lindas.

No caminho da Hidrelétrica até Águas Calientes

Mas sim, o percurso todo é cansativo, e eu sugiro ir no dia anterior que você quer visitar Machu Picchu. Quanto aos horários, eu não sei se alterou, mas normalmente sai bem cedo de Cusco, e chega umas 14h na hidrelétrica, e em Águas Calientes chegamos por volta de umas 17h.

Na volta, a van sai da hidrelétrica por volta de 15:30 chegando a noite em Cusco. Eu voltei pra Cusco no mesmo dia que eu visitei Machu Picchu, mas isso foi uma escolha pessoal, por ter companhia para voltar. A principio eu iria voltar no dia seguinte, ou seja, ao todo dormir 2 noites em águas calientes. É o que eu indico, por não ser tão cansativo.

De Águas Calientes até Machu Picchu

Essa parte é fácil e comum a todos que vão, independente se de van ou de trem. Mas também temos duas opções, a barata e a confortável.

De ônibus

A versão confortável é ir de ônibus. Em Águas Calientes mesmo você compra o tícket para subir até Machu Picchu. E se quiser, também para descer. O trajeto é rápido, bem sinuoso mas confortável. O preço que eu paguei na época, em 2019 foi de 40 soles cada “perna”.

A pé

Também temos a opção mais econômica, que é subir a pé e descer a pé. É possível mas acredito que pra subir seja cansativo para começar o dia em Machu Picchu, pra tirar fotos e andar por lá. Mas sim, é possível e de graça. Eu lembro que pra descer demorou por volta de 30-40 minutos. Acredito que para subir seja por volta de 1h.

Eu escolhi subir de ônibus e descer a pé, e acredito que tenha sido a melhor escolha, já que pra subir é bem mais cansativo que para descer.

Trilha descendo Machu Picchu

Espero que eu tenha ajudado a esclarecer os meios de chegar em Machu Picchu. Nem sempre precisamos de agências para nos levar aos pontos turísticos. Se ainda estiver com alguma dúvida, deixa aqui nos comentários que te ajudo !

You may also like

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More