Início » O que fazer em Cusco no Peru

O que fazer em Cusco no Peru

por Natália Santiago

Nesse post organizei tudo o que fazer em Cusco, em sua viagem ao Peru. Por acaso você inseriu Machu Picchu no seu roteiro mas não sabe o que mais incluir ?  Cusco é a cidade “grande” mais próxima de Machu Picchu – uma das maravilhas do mundo moderno, junto com o Corcovado, lá no Rio de Janeiro. Mas não ache que é única coisa que tem por lá. Cusco tem bastante passeios pra fazer, culinária rica e história impressionante. Ou seja, nada de ir pra Cusco apenas com os dias de Machu Picchu ok ?

Muita gente me pergunta então, como montar o roteiro pra Cusco. Por isso, resolvi detalhar os melhores passeios para quem vai passar alguns dias na cidade de Cusco. Que por sinal, me apaixonei e fiquei 14 dias, e não queria ir embora!

Aqui não vou incluir Machu Picchu ok ? Aqui nesse outro post você encontra com muito mais detalhes! 🙂 Então continue lendo pra saber o que fazer em Cusco no Peru.

Laguna Humantay

A laguna Humantay é muuuito bonita, digamos que tem uma beleza esverdeada sabe ? Muito linda, porém não é muito fácil. Apesar de que dentre as lagunas que eu fui, foi uma das mais tranquilas. O passeio você reserva em Cusco mesmo, tem várias empresas que fazer basicamente o mesmo passeio. As vezes até se juntam para ter gente suficiente sabe ?

Eu fui na empresa Encanta Peru, lembro que foi uns 70 Soles mas conseguimos desconto porque fizemos outros passeios com eles. Isso é algo a considerar, normalmente as empresas fazem descontos assim. É possível também reservar no dia anterior, tem bastante oferta e digamos que a qualidade não varia muito ?! Esse passeio lembro que veio com café da manhã incluído, nada muito elaborado, mas lembro da importância do chá de coca para a altitude. Se você está vindo de Lima, considere tomar bastante chá de coca para de ajudar na aclimatação. E bastante água, não esqueça!

No início da trilha lembro que é possível alugar cavalos/burros para te levar até um certo ponto da trilha.  Ai depois até a laguna é mais “tranquilo”. Eu acho que se você não está em condições físicas de enfrentar a trilha inteira, não acho que valha a pena alugar os cavalos sabe?  Tem outros passeios mais calmos, ou então aproveitar a cidade. O desgaste físico para quem não está acostumada, pra mim, não vale a pena.

O que levar na trilha

As fotos são lindas né? É uma experiencia exaustiva, porém recompensadora. Pode incluir a Laguna Humantay aí na sua lista. As roupas que eu indico são as de trilha, tem em outros posts aqui no blog também. Legging, Bota de trilha confortável, fleece, e um casaco corta vento – isso para o inverno. Não fui no verão, mas pela altitude não acredito que faça muita diferença nas roupas. Também é bom comprar uns snacks nos supermercados, e água também, já que não pode beber da trilha.

Ótimo lugar para comprar roupas boas com ótimo custo benefício é na Decathlon, uma marca francesa ! Mas também se faltar, lá em Cusco tem coisas maravilhosas com qualidade muito boa feita por artesãos da região.

Montanha de 7 cores – Rainbow Mountain

Essa montanha ficou famosa nos últimos tempos né ? Atrai muuita gente pra conhecer a famosa Montanha arco -íris ou de 7 cores. É o passeio com maior altitude de Cusco, então já vou avisando, não é fácil não. Lá também é possível alugar um cavalo para te levar até uma boa parte do trajeto. Mas honestamente, acho que não deveria ter. A caminhada é pesada e longa – acho que uma hora pelo menos. Bem difícil, com a altitude de 5000m. A vista é linda sim, mas acredito que virou algo muito comercial, sabe ? Vale a pena pelo desafio, experiência de se superar e chegar no topo !

Aqui volto a frisar que só vale a pena ir quem tiver com o condicionamento físico bom, e bem aclimatado com a altitude. Nada de chegar em Cusco e já ir fazer esse passeio, ok ? O preço foi 50 soles, mas vale lembrar que tava no pacote, então algo por volta de 60-70 está bom. Também estamos passando por uma pandemia, então os preços podem ter aumentado para suprir as necessidades.

Descansando pra continuar a trilha

Vale Sagrado

Outro passeio que é só fechar com a agência e não se preocupar com nada. Eles vão te levar aos principais pontos pelo vale sagrado, e o melhor é que vão explicar a história por trás.

Tem um ticket que você compra e ele te dá entrada nos principais pontos turísticos durante um determinado tempo. Eu lembro que pra mim não iria valer comprar o melhor, e acabei comprando um que seria apenas para os lugares que eu iria. É bom pesquisar que sempre tem esses tickets.

Vale Sagrado

Uma dica aqui: Vá no vale sagrado ANTES de ir pra Machu Picchu. Eu acho que a ordem vai ser mais legal, porque Machu Picchu pode tirar um pouco o brilho dos outros lugares. Mas vale a pena ir mesmo se for depois, porque são diferentes!

Salineras de Maras

Acho que o nome já é explicativo né? Maras é uma cidade no vale sagrado e junto no passeio você também visita as Salineras. É possível comprar sais para todos os usos e gostos. A caminhada é pequena, mas é bem legal ver como eles retiram o sal da água da fonte. Na foto aqui embaixo você consegue ver quantas “bacias” para a agua ficar evaporando até ser possível a retirada do sal.

Salineras de Maras

City Tour

City tour em Cusco é bem fácil! Tem vários guias espalhados pela cidade que recebem por contribuição (o quanto você deseja pagar) e também tem em vários hostels o “Free City Tour”. É quase que obrigatório, todos os Hostels têm. Ou seja, separa uma manhã ou uma tarde para andar por Cusco e saber mais da história da cidade. Eu fiz o city tour do hostel Loki, indico pra quem está na vibe de conhecer pessoas e festas, porque no final eles voltam ao hostel e a festa começa !

Puño

Lugares para ir na cidade de Cusco

Aqui vou listar alguns pontos turísticos que eu fui, que você é claro pode ir sozinho, porém eu recomendo ir com o guia, que aí a experiência vai ser muito mais completa!

Mercado de São Pedro

Os mercados municipais no Peru são ótimos para experimentar a cultura local. Comprar lembranças da viagem, ou então ver de perto os costumes dos locais. Mas aqui vale uma ressalva. É também importante verificar em quais condições as comidas são feitas antes de sair comendo em qualquer lugar. Eu fiz isso, e me rendeu uma ida ao médio e ficar em antibióticos quando cheguei na Bolivia. Procurei mas não tenho foto boa desse mercado, mas lá é uma perdição para comprar de tudo ! Mas outro lugar que eu gostei e achei até mais barato foi uma loja que o guia nos levou -> Asunta. Dica de ouro essa, lá tem tudo e preço bom 🙂

Comendo ceviche no Mercado de São Pedro

Mercado San Blás

Nesse eu gostei bastante da comida, pedi um Lombo Saltado – uma das especialidades do Peru. Nada mais do que um a carne com pimentão, cebola etc, arroz e batata frita. Mas é uma delicia, tá ? Outra especialidade é o ceviche ! Esse acho melhor comer em lugares mais perto do mar, como Lima.

Ou seja, nesse mercado já acho mais confiável para comer, e os preços são bons também !

Pedra 12 ângulos

Um ponto do city tour. Digamos que é curioso como essa pedra foi parar ali com tantos “ângulos”, mas eu só achei mesmo a pedra na segunda vez que fui. Na primeira tirei foto com o corredor e não tinha a mínima ideia do que estavam vendo na parede. Afinal, qual pedra que é a “famosa”? É essa daí na foto, e a localização tá aqui.

Pedra de 12 ângulos em Cusco

Praça das Armas

A Plaza de Armas é o centro de Cusco, é bom pesquisar hotel/hostel próximo à essa praça, que é onde tudo acontece. Nela têm restaurantes, manifestações culturais, a famosa igreja da foto e muuuito mais.

Famosa Plaza de armas de Cusco

Um fato interessante que pode ser observado nessa foto são as bandeiras. Na foto tem a bandeira de Cusco e do Peru. A bandeira de Cusco é muito similar a do movimento LGBTQA+ e já foi confundida algumas vezes. Já tiveram várias discussões entre os cusqueños para que essa bandeira fosse modificada. Porém, até agora continua. A diferença é pelo azul escuro que tem na bandeira de Cusco e não tem na bandeira LGBTQA+. Quer saber mais ?

Não fui em muitos restaurantes que daria para indicar aqui, mas um bar/restaurante que eu fui e tem uma vista linda pra cidade toda é o Limbus restaurante.

Veja esse post também -> 5 coisas que você precisa saber antes de viajar pela América do Sul!

You may also like

1 Comentário

Douglas October 23, 2021 - 3:59 pm

A montanha das 7 cores não é recomendada para daltônicos que verão apenas duas cores. 😅😂

Responder

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More